Acne

O que é acne?

Acne é uma doença de pele que ocorre quando as glândulas secretoras de óleo da pele estão "entupidas" e tornam-se inflamadas ou infectadas. Noventa por cento dos adolescentes têm acne.

Como ocorre?

Acne é causada por infecção ou inflamação das glândulas sebáceas na base dos pêlos. Nos anos da adolescência, hormônios estimulam o crescimento dos pêlos do corpo, e as glândulas sebáceas secretam mais óleo. Os poros da pele ficam cheios deste material, formando os chamados cravos. Estes podem romper-se, liberando o material de seu interior na pele; isto gera as espinhas.

Quais são os sintomas?

Os sintomas da acne são:
-cravos brancos, que são glândulas sebáceas obstruídas, com seu orifício fechado.
-cravos pretos, que são glândulas sebáceas obstruídas, cujo orifício está aberto. O óleo torna-se escuro quando exposto ao ar.
-pústulas (espinhas), que são glândulas sebáceas vermelhas, inflamadas, infectadas, algumas vezes cheias de pus.
Algumas espinhas podem ser dolorosas. Em casos graves, cistos (elevações cheias de líquido), podem desenvolver-se sob a pele.

Como é diagnosticada?

O seu médico vai examinar sua pele para verificar qual o tipo de problema presente (por exemplo cravos ou cistos). Também é importante a avaliação das áreas em que há lesões (por exemplo, se há espinhas somente na face, ou se as costas também apresentam problemas).

Como é tratada?

O tratamento possui como objetivos manter a sujeira e o óleo fora dos poros, reduzindo assim a inflamação.
Você e seu médico devem conversar sobre como você está cuidando de sua pele atualmente. Se você estiver em uso de alguma medicação prescrita para acne, leve-a (ou a receita) para a consulta.

Vários produtos podem ser usados para prevenir espinhas ou cravos. O tratamento pode ser iniciado com produtos contendo peróxido de benzoíla. Este pode ser associado com antibióticos de uso local, como eritromicina ou clindamicina. Uso oral de antibiótico pode ser necessário. Creme ou gel de ácido retinóico, assim como o adapaleno, são muito úteis, ajudando a evitar principalmente a formação de cravos. Estes produtos normalmente devem ser utilizados por longos períodos. É muito comum que a acne retorne quando o tratamento é interrompido.

Uma medicação chamada isotretinoína está disponível para uso oral. Normalmente é reservada para casos de maior gravidade, pois deve ser utilizada com cuidado. Exames de sangue devem ser realizados durante o tratamento pois pode causar aumento da taxa de gordura no sangue, e raramente, hepatite. Pode causar más-formações se a mulher engravidar em uso deste medicamento, ou se tiver parado de tomá-lo há menos de um mês. A isotretinoína possui uma vantagem muito grande em relação aos outros tratamentos disponíveis para a acne; cura 80 por cento dos pacientes tratados durante 6 meses. Já foram feitos estudos que mostraram que, a longo prazo, a isotretinoína acaba sendo mais barata e eficaz que os outros tipos de tratamento.

Como posso me cuidar?

Siga o tratamento prescrito por seu médico. Além disso:
-Lave seu rosto 2 vezes por dia com um sabão suave.
-Lave suas mãos com freqüência, e evite tocar o seu rosto desnecessariamente. Não esfregue sua pele. Espinhas que você espremer podem deixar cicatrizes. Não descanse sua face nas mãos enquanto você lê, estuda, ou vê televisão.
-Tente manter seu cabelo longe da face.
-Evite o Sol.
-Evite cozinhas quentes onde se prepara alimentos gordurosos.
-Embora nenhum estudo tenha comprovado uma relação entre acne e alimentação, algumas pessoas têm notado que sua acne piora após ingestão de certos tipos de alimentos. Tente manter um registro de sua alimentação, e se há algum tipo de comida em particular que piora a sua acne.
-Não perca suas consultas de acompanhamento com seu médico. Mantenha um registro dos tratamentos que você usou, e como eles funcionaram. Há muitas alternativas para você e seu médico, então não desista!


Copyright: Clinical Reference Systems 2000