Alergia a medicamentos

O que é alergia a medicamentos?

A alergia a medicamentos é um efeito colateral de drogas ou medicamentos que são ingeridos ou injetados em nosso corpo. As alergias a medicamentos podem afetar a pele e os orgãos internos do corpo.
É importante que uma pessoa reconheça as drogas às quais é alérgico, porque as reações alérgicas a drogas podem ameaçar a vida. Uma vez que a pessoa desenvolveu uma alergia a um remédio, esta pessoa permanece alérgica por toda sua vida. Este medicamento deve ser evitado permanentemente. As drogas  podem causar reações alérgicas de outras formas, p.ex. pigmentação, queda de cabelo, vômitos, diarréia, etc.

Quais são os sinais e sintomas cutâneos de alergia a drogas?

A pele é, freqüentemente, o órgão mais obviamente afetado por uma alergia a medicamento. Apesar da maior parte das reacões cutâneas serem leves, algumas reacões cutâneas podem até matar.

a) - Reações graves:

- Urticária/angioedema/anafilaxia:
 
Angioedema - uma forma mais grave de urticária envolvendo as pálpebras

A  urticária parece com uma picada de inseto.
Surgem placas vermelhas  que coçam  muito em todo corpo, também pálpebras e lábios. Aparece rapidamente, usualmente menos de 60 minutos após a ingestão do medicamento. Caso este inchaço se estenda para a garganta, pode levar a uma obstrucão respiratória e morte.

- Eritema multiforme (Síndrome de Stevens Johnson):

Esta é uma reação cutânea que se apresenta como placas vermelhas nos membros e no corpo, que possuem aspecto de alvo, isto é, as lesões são mais escuras no centro e mais claras ao redor. As lesões podem se expandir e confluir. Podem se desenvolver bolhas, e a pele pode descascar, até mesmo ao redor dos olhos e na região genital. A forma mais grave pode matar, principalmente se não reconhecida e tratada precocemente.

b) - Reações menos graves:

- Erupcão semelhante ao Sarampo (rash máculo-papular):
 
Rash máculo-papular - parece o rash do sarampo

Esta é a apresentacão mais comum da alergia à drogas. O rash (erupção) consiste de pequenas lesões vermelhas arredondadas e placas vermelhas no corpo e membros, semelhantes ao Sarampo. O rash frequentemente coça muito, e surge vários dias após a ingestão da droga.

- Erupcões fixas por droga:
 
Erupção fixa por droga - como o nome sugere, as lesões se desenvolvem no mesmo local cada vez que o remédio é ingerido

Este é um tipo muito localizado de alergia a drogas. Vários dias após a ingestão da droga, surgem uma a duas placas, que podem ser pequenas ou grandes, arredondadas ou ovais, que surgem em qualquer parte da pele. A lesão se torna escura após vários meses e desaparece. A lesão reaparece no mesmo local sempre que a pessoa ingerir a droga.

Quais são as drogas que causam freqüentemente alergia?

Qualquer remédio pode causar alergia. As seguintes drogas o fazem mais comumente:
- Analgésicos e anti-inflamatórios, p.ex. aspirina, paracetamol, indometacina
- Antibióticos, p.ex. penicilinas, tetraciclinas, sulfonamidas
- Drogas para tratamento da epilepsia, p.ex.fenitoína, carbamazepina

Como vc pode prevenir a alergia a drogas?

- Evite a auto-medicacão
- Consulte seu médico imediatamente quando vc suspeitar de estar desnvolvendo uma alergia a medicamentos, de forma que sua alergia seja confirmada e documentada permanentemente.
- Anote o nome do medicamento ao qual é alérgico
- Sempre informe ao médico qual sua alergia

O que fazer quando vc suspeitar que desenvolveu uma alergia ao medicamento?

- Pare todos os medicamentos
- Consulte seu médico imediatamente. Volte ao médico que prescreveu a medicacão para que ele dê a orientação adequada.


Copyright: National Skin Centre (Singapore)