Manchas senis ou lentigos

O que são lentigos?

Os lentigos ou manchas senis são alterações da cor da pele acastanhadas, que usualmente ocorrem no dorso das mão, pescoço e face de pessoas de mais de 40 anos de idade. Estas manchas muitas vezes denunciam qual a idade real de uma pessoa.


 

O que causa estas manchas?

Os lentigos são causados pela exposição acumulada da pele ao sol, isto é, ocorrem devido à exposição ao sol durante muitos anos. Fica bastante nítido o papel do sol no surgimento destas manchas quando comparamos a pele da região interna das coxas com a da face ou do dorso das mãos. É fácil notar que a pele das coxas não é manchada e possui aspecto mais jovem.

Estas lesões podem se transformar em um câncer de pele?

Não, os lentigos não possuem esta característica. Mas, atenção: qualquer mancha ou sinal que mude de aspecto deve ser examinado por seu médico dermatologista.

Como posso evitar estas manchas?

A única forma de prevenir o surgimento destas manchas é usar diariamente filtros solares e evitar o sol. Estas medidas são muito mais eficientes se iniciadas na infância ou adolescência. Assim, não esqueça de aplicar filtro solar diariamente nas crianças, ajudando a prevenir futuras manchas e, o mais importante, o câncer de pele.

Como são tratadas estas manchas?

- Loções de alfahidroxiácidos ou betahidroxiácidos podem ser aplicadas nas manchas diariamente.
- A vitamina C tópica também pode ser utilizada neste tratamento. O seu uso combinado com as loções de alfahidroxiácidos produz bons resultados. O ácido retinóico também pode ser utilizado, devendo seu uso ser mantido diariamente por um período de 6 meses.
- Os peelings químicos também podem clarear a pele, principalmente em pessoas de pele clara.
- O nitrogênio líquido pode ser usado e é o método mais rápido para tratamento das manchas senis. Contudo, não se deve esquecer que este método pode, raramente, levar à formação de manchas brancas definitivas.


Copyright: Michelle Soignée,  Inc. 2001