Lipomas

O que é um lipoma?

Um lipoma é um tipo de tumor benigno que é composto de células gordurosas. Ele cresce lentamente no tecido subcutâneo. Uma pessoa pode ter um único ou múltiplos lipomas. Estes tumores são muito comuns.
 

Lipomas
 

Quem desenvolve lipomas?

Os lipomas podem ocorrer em pessoas de todas as idades, porém tende a ocorrer em pessoas adultas e são mais visíveis na meia-idade. Afetam ambos os sexos igualmente, embora lipomas solitários sejam mais comuns em mulheres, enquanto múltiplos lipomas ocorram mais freqüentemente em homens.

O que causa lipomas?

A causa dos lipomas é desconhecida. Provavelmente há envolvimento genético, já que muitos pacientes com lipomas vêm de uma família com história deste problema. Ás vezes uma pancada pode desencadear o surgimento de um lipoma.

Quais são os sinais e sintomas?

As pessoas não reparam nos lipomas até que eles estejam grandes o suficiente para serem visíveis e palpáveis. Este crescimento ocorre lentamente em vários anos. Algumas características dos lipomas incluem:
- Uma elevação em domo de diâmetro variando entre 2 e 10 cm (alguns podem até ser maiores que isto)
- O tumor é mole e macio e é facilmente mobilizado sob a pele.

Alguns possuem uma consistência mais borrachosa. Ocorrem mais comumente nos ombros, pescoço, tronco e braços, mas podem ocorrer em qualquer lugar do corpo onde houver tecido adiposo. A maior parte dos lipomas é assintomático, mas alguns podem ser dolorosos com a aplicação de pressão. Os lipomas que são dolorosos ou sensíveis são usualmente angiolipomas (adipose dolorosa ou doença de Dercum). Isto significa que o lipoma possui uma quantidade maior de pequenos vasos.

Qual o tratamento disponível?

A maior parte dos lipomas não necessita de tratamento. A maior parte dos lipomas para de crescer e permanece indefinidamente sem causar qualquer problema. Ocasionalmente, os lipomas podem interferir com o movimento de músculos próximos, e a retirada cirúrgica então é indicada. Há vários métodos disponíveis:
- Retirada cirúrgica simples
- Técnica de pressão, onde uma pequena incisão é feita sobre o tumor e o tecido gorduroso é espremido através do buraco.
- Lipoaspiração


Referências: