Peelings químicos

O peeling químico é um método para remoção da camada superficial da pele. Uma ou mais substâncias químicas são aplicadas na pele, resultando na destruição da camada superficial da pele. Isto permite que uma nova camada de pele se desenvolva. Isto pode remover a camada superficial da pele, podendo ajudar a remover comedões abertos e/ou fechados (cravos pretos ou brancos), cicatrizes superficiais, e lesões superficiais benignas.
Os peelings químicos devem ser realizados por indivíduos treinados. As complicacões dos peelings químicos podem ser irreversíveis.

Quais os tipos de peeling químico?

1- Peeling de ácido glicólico (peeling de alfa-hidróxi-ácido, AHA)
2- Peeling de ácido tricloroacético (TCA)
3- Peeling de Jaessner

O que é o peeling de ácido glicólico?

O ácido glicólico faz parte de um grupo substâncias que ocorrem naturalmente chamadas de ácidos de frutas. Quando aplicado na pele ele destrói a cola que segura as células mortas da pele na superfície da pele. Isto permite que a superfície da pele descame, deixando para trás uma superfície mais lisa de pele.
Uma alta concentração de ácido glicólico remove a parte superior da camada mais superficial da pele, chamada de epiderme, expondo uma camada inferior de células saudáveis. Este peeling geralmente é usado para acne leve (apenas cravos) e cicatrizes superficiais.

O que é o peeling de TCA e o de Jessner?

Estes peelings usam produtos químicos que são mais tóxicos que o ácido glicólico para a pele. Estes peelings causam uma destruição mais profunda, permitindo que uma nova pele seja gerada chamado de "resurfacing". São usados em geral para tratar cicatrizes ou manchas mais profundas.

Quais são as indicacões médicas para o tratamento com peelings químicos?

1- Minimizar rugas finas e grosseiras que resultaram do envelhecimente da pele induzido pelo Sol (exposição crônica ao Sol).
2- Tratamento de acne, principalmente comedoniana, isto é, quando há apenas cravos.
3- Cicatrizes de acne leves ou superficiais de acne.
4- Alguns tipos de manchas

O que eu posso esperar durante e após um peeling químico?

Quando o agente químico é aplicado na pele, vc pode sentir uma sensação de queimação por alguns minutos. Caso o peeling realizado seja de Jaessner ou TCA, a pele vai se tornar branca e depois rósea.
Para peelings com AHA pode haver uma coloração rósea transitória, que rapidamente retorna ao normal. Ocasionalmente, uma descamação muito leve em algumas áreas localizadas é vista por 1-2 dias. Não espere que a pele descasque realmente.
Para os peelings de Jessner e TCA, a pele pode se tornar castanha, ficar seca e descascar por alguns dias.
Os peelings químicos podem ser realizados em um consultório.

O que eu devo fazer após um peeling?

1- Lave seu rosto normalmente, mas use uma loção de limpeza para pele sensível.
2- Eventualmente pode ser necessário utilizar um hidratante facial, prescrito pelo seu médico.
3- Não aplique nenhum tipo de medicação ou ácido na pele, porque a pele é irritada mais facilmente neste período.
4- Evite o Sol. Use um bloqueador solar, começando no dia em que vc fez um peeling
5- Não manipule a pele, isto é, não arranque a casca que se forma, e não coce.

Quantas sessões de tratamento são necessárias?

Para a obtenção de melhores resultados, os peelings devem ser repetidos. A maior parte dos pacientes necessita de 2-4 peelings, com intervalos de 2-4 semanas.

Quais são as possíveis complicações dos peelings?

1- Pode haver a formação de crostas, que podem infectar se não forem tratadas adequadamente.
2- A pele deve estar normal 3-4 dias após o peeling de AHA.
3- Pode haver uma reativação de herpes simples, nos pacientes portadores deste vírus
4- Podem surgir manchas claras ou escuras. Isto é verdadeiro principalmente para aqueles pacientes de pele mais escura. Estes pacientes devem ser cuidadosamente avaliados antes de qualquer intervenção em sua pele.
Todas as complicacões são raras, mas é importante o seu reconhecimento e tratamento rápidos para a prevenção da formação de cicatrizes.


Copyright: National Skin Centre (Singapore)