Tumores benignos comuns da pele


Há muitos tipos de tumores de pele. Alguns deles são inócuos e não precisam de tratamento. Estes são chamados de tumores benignos.

Quais são os tumores benignos de pele mais comuns?

1- Ceratoses seborréicas
Estas são lesões castanhas ou negras na face e no corpo. Elas estão presentes usualmente na pele de pessoas de mais de 40 anos de idade. Algumas vezes podem ser muito escuras. A sua superfície é geralmente áspera, e pode ser oleosa. Podem haver muitas, espalhadas na face, corpo e membros. Elas podem ser removidas através de pequena cirurgia por razões estéticas.


 

2- Dermatose papulosa nigra
Estas são pequenas "bolinhas" negras, na cabeça e pescoço. Elas são vistas habitualmente em pessoas de raça negra. Podem ser removidas por razões estéticas. São inócuas e podem ser retiradas por razões estéticas.


 

3- Fibromas moles
Estes são crescimentos amolecidos, cor-da-pele, que são encontrados em áreas de atrito como axilas e pescoço. A sua retirada também depende de razões estéticas.


 

4- Hiperplasia sebácea
Estas são glândulas sebáceas aumentadas na face que aparecem como pequenas elevações amareladas com uma abertura no centro. Elas são vistas comumente na face de pessoas idosas.


 

5- Siringomas
Estes são aumentos benignos das glândulas sudoríparas. Eles aparecem como aumentos de volume cor-da-pele, usualmente nas pálpebras e região malar. Eles são indolores.


 

6- Xantelasma
Estes são placas amareladas surgindo nas pálpebras. Eles representam depósitos de gordura na pele. Estas lesões podem estar associadas com um alto conteúdo de gordura no sangue. Assim, qualquer um com este tipo de lesão deveria ver um médico para determinar se há qualquer problema médico que necessita de tratamento.


 

Como são tratados os tumores benignos de pele?

A maior parte destas lesões pode ser destruída pela eletrocirurgia ou o laser. Estes procedimentos são indolores, realizados através de anestesia local. Quando as lesões são maiores, devem ser retiradas por lâmina, sendo necessária sutura e maiores cuidados.


Copyright: National Skin Centre (Singapore)