Verrugas

O que são verrugas?

As verrugas são pequenas tumorações da pele, ásperas, e levemente amareladas. Seu tamanho pode variar de 1 mm até mais de 1 cm,  e por  confluência de várias verrugas formar grandes massas. Podem ocorrer em qualquer região do corpo, mas em geral ocorrem no dorso das mãos e dos pés. Novas  verrugas podem se formar em locais de traumatismo da pele.
 


 

O que causa esta doença?

Esta doença é causada pelo vírus papiloma humano do tipo 2.

Como se pega este vírus?

As verrugas são muito comuns na infância. Costumam se espalhar pelo contato direto entre uma criança e outra contaminada. Há um tipo de verruga, que ocorre na planta dos pés, que pode ser adquirida em piscinas e vestiários contaminados. É  muito comum a própria criança espalhar a verruga ao manipular as lesões.

Como evolui esta doença?

Em crianças, 50% das verrugas desaparecem sozinhas em 6 meses, e 90% terão desaparecido em 2 anos. Porém não há como prever quanto tempo uma lesão durará em um determinado paciente.

Como é tratada?

Nem  sempre é necessário tratar as verrugas, já que estas desaparecem muitas vezes por si só. Porém, eventualmente estas lesões podem ser incômodas, e esteticamente muito desagradáveis para os pacientes.

Há vários tipos de tratamento disponíveis para as verrugas.

Um tipo de tratamento muito utilizado pode ser realizado pelo próprio paciente em sua casa. Consiste na aplicação diária de ácido salicílico, que age reduzindo bastante a  espessura da verruga. O ácido deve ser aplicado à noite, e pela manhã a verruga  deve ser lixada. Deve se tomar muito cuidado com a pele normal ao redor da verruga, que pode ser protegida com vaselina ou esparadrapo.

O médico também pode realizar aplicações de ácidos em seu consultório, acelerando o processo que resulta eventualmente na queda da  verruga.
A eletrocoagulação também é um método realizado no consultório médico, que  deve ser realizado sob anestesia local. É realizado atráves da cauterização da lesão, que depois é então raspada atrvés do uso de um instrumento  chamado cureta.
A aplicação de nitrogênio líquido, também chamada de criocirurgia, também pode ser usada.

Todos estes métodos terapêuticos podem deixar cicatrizes na pele, enquanto a  involução natural da verruga nunca deixa marcas. Além disso, a verruga pode retornar após qualquer um destes tratamentos, mesmo que este  tenha sido aparentemente bem sucedido inicialmente. Assim, deve-se pensar bastante antes de tratar agressivamente uma verruga.


Copyright: New Zealand Dermatological Society